13 de abr de 2010

O elegante Snowshoe:

O Snowshoe é um gato de caráter forte, muito vivo e excelente caçador. É muito sociável e se dá bem com outros gatos e cães. Ótimo companheiro para crianças, é também muito afetuoso e meigo com o seu dono.

A cabeça do Snowshoe é média e forma um triângulo, com maçãs do rosto altas e queixo firme. As orelhas são de tamanho médio a grandes, ligeiramente arredondadas nas pontas. Tem olhos bastante grandes, ovais, na cor azul intenso. O corpo é bem equilibrado e junta potência, graça à elegância, sendo classificado de tamanho médio, com peso entre 2 a 5 kg. Com pouco subpelo, a pelagem é curta, espessa e brilhante.

A característica mais marcante do Snowshoe é, sem dúvida, a marcação de sua pelagem: ponteada com manchas brancas na face, no peito e na ponta das patas. Os filhotes nascem totalmente brancos e só com alguns dias ou semanas de vida a sua marcação aparece. O escurecimento da marcação continuará por toda a sua vida.

Todas as cores permitidas para os siameses são aceitas. Assim é possível encontrar Snowshoes com marcação a seal (marrom), azul, lilás, sphynx (tigrada), creme, red, canela, creme, tortie e chocolate, dentre outras.
Apesar de muito parecido com os gatos “sialatas” encontrados por todo o Brasil, o Snowshoe é uma raça reconhecida por várias entidades internacionais e com características bem particulares.

A American Cat Association (ACA) reconheceu a raça em 1974, mesma época em que a Cat Fanciers Federation (CFF) permitiu registros desses gatos na categoria de raça experimental. Mas, apenas após seu reconhecimento pela The International Cat Association (TICA), na década de 80, a raça se tornou mais popular, apesar de ainda continuar a ser considerada rara no mundo todo.

Nenhum comentário: